
A OM System OM-1 Mark II foi anunciada pela primeira vez em 30 de janeiro de 2024 como a principal câmera sem espelho com sensor Micro Four Thirds.
Agora que sabemos tudo sobre a nova câmera OM-1 II, está claro que ela realmente compartilha muitas das principais especificações e recursos do modelo OM-1 original de 2 anos de idade.
Estamos trazendo para o senhor esta comparação detalhada entre a OM System OM-1 Mark II e a OM-1 para ajudá-lo a escolher entre essas duas câmeras sem espelho.
O senhor também pode ler nosso detalhado Análise da OM System OM-1 para saber exatamente o que achamos dessa câmera.
Sensor
Ambas as câmeras têm exatamente o mesmo sensor Micro Four Thirds Stacked BSI Live MOS de 20 megapixels e processador de imagem TruePic X, portanto, a nova OM-1 Mark II não oferece nenhum aumento na resolução, o que pode não agradar a alguns.
Ambos os modelos usam um sensor Stacked BSI, um design que várias câmeras full-frame também usam, principalmente a Canon EOS R3, a Nikon Z8 / 9 e a Sony Alpha A1 / A7 II.
Ele oferece uma alegada melhoria na qualidade da imagem em comparação com um sensor CMOS convencional, graças ao fato de o sensor também ser BackSide Illuminated (BSI).
Essas tecnologias devem melhorar a qualidade da imagem, aumentar a velocidade de geração de imagens para disparos em sequência mais rápidos e aprimorar a capacidade de geração de imagens com pouca luz.

Disparo contínuo
A OM-1 original é capaz de fotografar a uma impressionante taxa de 50 fps com AF/AE contínuo ou 120 fps sem AF/AE, o que a torna uma das câmeras mais rápidas, se não a mais rápida, do mercado.
Equipada com memória buffer expandida, a OM-1 Mark II pode capturar aproximadamente 219 quadros em formato JPEG ou 213 quadros em RAW a aproximadamente 120 fps, uma melhoria significativa na capacidade de captura em alta velocidade em relação aos aproximadamente 92 quadros da OM-1.
A Mark II também permite a captura retrospectiva de aproximadamente 99 quadros no modo Pro Capture, um aumento em relação aos 70 quadros da OM-1 anterior.
As configurações de disparo sequencial de alta velocidade de rastreamento AF/AE (SH2) agora incluem opções de 12,5 fps e 16,7 fps.
Observe que, em ambas as câmeras, essas velocidades impressionantes só podem ser alcançadas com o uso do obturador eletrônico. Se o senhor quiser usar o obturador mecânico, estará mais limitado a 18 fps, ainda muito rápidos.

Filtro ND graduado ao vivo
O novo OM-1 Mark II oferece a primeira função de fotografia Live GND (Graduated ND) do mundo.
Ela aproveita a fotografia computacional para reproduzir os efeitos de um filtro ND pela metade, permitindo que os usuários ajustem as etapas do filtro (GND2, GND4 ou GND8) e os tipos (Suave, Médio ou Difícil) em tempo real por meio do EVF ou do LCD traseiro.
O OM-1 Mark II aumenta o limite superior dos números de etapas no popular disparo do Live ND para ND128, permitindo que a câmera lide com cenários que exigem números de etapas maiores.
Faixa ISO
O intervalo ISO nativo do novo OM-1 Mark II e do OM-1 é de 200 a 102.400, que pode ser expandido até ISO 80.

Vídeo
Ambos os modelos podem gravar vídeo com qualidade C4K/60p, enquanto o Full HD vai até 240 fps.
Elas suportam os padrões H.265 (10 bits) e H.264 (8 bits), bem como a saída de dados RAW de até 12 bits 4:4:4 para dispositivos externos e um modo HLG (Hybrid Log Gamma).
Há alguns novos recursos de vídeo no OM-1 Mark II. Ela agora oferece compatibilidade com UVC (USB Video Class) / UAC (USB Audio Class), permitindo uma conexão perfeita com um PC para uso como webcam. Também há suporte para a conveniente captura de vídeo vertical, ideal para plataformas de mídia social e aplicativos semelhantes.
Autofoco
Ambos os modelos OM-1 apresentam a versão mais avançada de autofoco que a empresa já produziu, com incríveis 1053 pontos AF do tipo cruzado que cobrem 100% do quadro, capazes de trabalhar com pouca luz até -8EV em F1.2.
O AF de detecção de IA, desenvolvido usando tecnologias de aprendizado profundo, reconhece um amplo espectro de assuntos, incluindo pássaros, animais, carros e muito mais, e agora inclui seres humanos no OM-1 II, aprimorando a focagem automática para obter clareza excepcional, mesmo nas condições mais desafiadoras.
Ele oferece a capacidade de detectar e rastrear até oito temas, proporcionando aos usuários a flexibilidade de selecionar seu alvo preferido para criar imagens atraentes.
Foram feitos aprimoramentos na usabilidade, permitindo a fácil configuração das definições de detecção de objetos no Super Control Panel.

Tamanho e peso
Ambos os modelos têm o mesmo tamanho e peso, medindo 134,8 mm (L) x 91,6 mm (A) x 72,7 mm (P) contra 134,1 x 90,9 x 68,9 mm e pesando 599 g com uma bateria e um cartão de memória instalados ou 511 g apenas para o corpo.
Design da estrutura
O modelo mais recente apresenta uma usabilidade aprimorada do menu do lado direito, atribuindo o botão do tambor de lixo como um atalho de menu, o que é particularmente útil ao usar uma lente telefoto.
Ele também oferece melhor aderência dos dedos nas superfícies do mostrador, utilizando processos de elastômero.

Resistência às intempéries
As câmeras Olympus também são bem conhecidas por seus altos níveis de resistência a intempéries, e essas duas câmeras levam as coisas para o próximo nível.
Elas elevam a classificação IP53, que é mais rigorosa, o que significa que estão protegidas contra respingos de água quando inclinadas em um ângulo de até 60 graus.
IBIS
As câmeras Olympus sempre tiveram um sistema de estabilização incrível, e isso também se aplica à nova O-M1 Mark II.
O modelo mais antigo apresenta uma estabilização de imagem no corpo (IBIS) de 5 eixos que fornece até 8 paradas de IS ao usar a câmera com determinadas lentes compatíveis.
O novo OM1 II tem um sistema IBIS aprimorado – seu estabilizador de imagem corporal de 5 eixos oferece um desempenho líder do setor que vale até 8,5 pontos de compensação apenas com o corpo.

Visor
Ambas as câmeras usam o mesmo visor EL orgânico (OLED) de 5,76 milhões de pontos, oferecendo alta resolução e uma ampliação do visor de 0,83x fácil de ver, um atraso mínimo de exibição de 0,005 segundos e um desempenho de exibição de alta velocidade de 120 fps.
Além disso, o EVF apresenta um revestimento antiembaçante que evita a formação de neblina, garantindo um campo de visão nítido, mesmo ao fotografar em condições de chuva.
Tela LCD
Ambos os modelos oferecem a mesma tela sensível ao toque de 3 polegadas, 1.620 mil pontos e ângulo variável de 270 graus, que oferece maior flexibilidade de ângulos de filmagem do que uma tela fixa, graças à sua capacidade de inclinar e girar em várias posições diferentes.

Cartões de memória
Ambas as câmeras têm dois slots para cartão SD, que, por sua vez, são compatíveis com UHS-II.
Vida útil da bateria
Ambos os modelos fornecem até 520 imagens estáticas ou 160 minutos de vídeo com a bateria recarregável BLX-1 Li-on.

Preço
Quando foi lançada em 2022, o preço da OM System OM-1 somente com corpo era de £1999 no Reino Unido e US$ 2199 nos EUA.
Avançando para 2024, a nova versão Mark II tem um preço de varejo sugerido mais alto, de £ 2199 no Reino Unido e € 2399 na Europa.
Conclusão
Está claro que a nova Mark II OM-1 é uma atualização muito modesta do modelo original de 2022, oferecendo principalmente filmagem Live Graduated ND, um buffer maior, webcam perfeita e suporte a vídeo vertical, além de estabilização um pouco mais eficaz.
E então, o senhor escolheria a nova OM-1 Mark II em vez do modelo OM-1 anterior e por quê? Deixe um comentário abaixo!