Introdução

A Z 135mm f/1.8 S Plena é uma lente teleobjetiva prime rápida para a extensa linha de câmeras sem espelho da série Z da Nikon.

Ela foi projetada principalmente para uso com câmeras full-frame profissionais da série Z, como a Z9 e a Z8, mas também é compatível com a linha de câmeras APS-C da Nikon, onde a distância focal efetiva seria de 202,5 mm.

Designadas com o moniker “S”, as lentes dessa linha são projetadas para obter a máxima nitidez (daí o S).

A construção da lente Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena inclui 16 elementos em 14 grupos, incluindo 4 elementos ED, 1 asférico e 1 SR, além de elementos com revestimentos meso-amorfos e ARNEO.

A Nikon afirma que essa lente é incrivelmente nítida de ponta a ponta, produz um bokeh perfeitamente circular e, com sua abertura máxima de f/1.8, foi projetada de forma ideal para fotografar com pouca luz.

A lente é totalmente vedada contra poeira e umidade. Há 11 lâminas de diafragma que foram projetadas para ajudar a produzir áreas fora de foco atraentes.

A fotografia de retrato é o tipo óbvio de assunto para uma lente de 135 mm, mas também é algo que o senhor pode considerar para outros assuntos, incluindo fotografia de animais de estimação, fotografia de natureza morta, fotografia de rua e fotografia de casamento.

A lente Nikon Z 135mmf/1.8 S Plena já está disponível ao preço de £2699 / $2499 no Reino Unido e nos EUA, respectivamente.

Essa lente foi anunciada pela primeira vez em setembro de 2023. Ela foi projetada no Japão e fabricada na Tailândia.

Facilidade de uso

Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena
Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena

A Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena é uma das lentes prime maiores da série Z.

Provavelmente não é uma lente que o senhor gostaria de considerar como uma lente para o “dia a dia” ou para “andar por aí”, mas mais para requisitos ou eventos específicos de fotografia, como retratos, casamentos e assim por diante.

Com 995g / 2lb 3.1oz, ela é um pouco mais leve do que a lente Z 85mm f/1.2 S comparável e, medindo 98mm x 139,5mm (3,9in. x 5,5in.) (diâmetro/comprimento), também é um pouco menor.

Dito tudo isso, no entanto, ela ainda se equilibra muito bem com as câmeras full-frame da série Z – nós a usamos com a Zf, mas ela também funcionaria ainda melhor com a Z8 e a Z9.

Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena
Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena

Embora ela caiba nos modelos APS-C da Nikon Z, o tamanho menor dessas câmeras a tornaria muito pesada na frente e, em geral, difícil de usar.

Da mesma forma que as outras lentes dessa linha, a construção é de alta qualidade, com uma montagem de lente de metal.

Para acoplar a lente à câmera, primeiro é necessário alinhar o ponto branco ao redor da base da lente com o ponto branco na montagem da lente.

Depois de fazer isso, gire-a para travá-la no lugar. Quando quiser soltar a lente, o senhor precisa pressionar o botão na lateral da montagem da lente e girar na direção oposta.

Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena
Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena
Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena

Como a maioria das lentes de montagem Z, a construção externa é bastante simples e direta. Em direção à base, o senhor tem a distância focal e a abertura escritas (135 / 1.8 S), enquanto logo ao lado há um interruptor para alternar entre o foco automático e o foco manual. Ao trabalhar com o foco automático, o senhor ainda pode substituir o foco manualmente, se necessário.

Um anel fino e estriado está localizado na base da lente. Esse é um anel de controle que pode ser definido para algumas funções diferentes por meio do menu principal.

Ele terá uma opção padrão, por exemplo, ajustar a abertura em prioridade de abertura, mas o senhor também pode atribuí-lo à compensação de exposição ou à sensibilidade ISO, se preferir.

É possível até mesmo configurá-lo para não funcionar, o que pode ser útil se o senhor estiver preocupado com a possibilidade de bater nele acidentalmente e alterar uma configuração.

Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena
Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena

No centro da lente, há mais dois controles que normalmente só são encontrados nas lentes mais caras e premium da série Z da Nikon, ou seja, alguns botões L-Fn personalizáveis.

Diferentemente do botão de controle, os botões L-Fn podem ser atribuídos a uma variedade muito maior de controles, incluindo medição, ativação de raw, zoom na cena (para verificar o foco), reprodução e muito mais. Novamente, o senhor também pode configurá-los como “nenhum”, se preferir.

Estranhamente, não há uma janela de exibição OLED nessa lente, como a encontrada na 50 mm f/1.2, onde ela exibe de forma útil a abertura ou a distância de foco.

Um anel grande no centro da lente é usado para ajustar o foco manual. Ele é estriado e tem folga suficiente para facilitar pequenos ajustes.

No entanto, ele não tem batentes rígidos em nenhuma das extremidades para ajudá-lo a verificar quando o senhor atingiu o limite máximo/mínimo de foco.

Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena
Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena

Se estiver usando o foco manual, há algumas configurações que podem ser ativadas para facilitar o processo. No menu principal da câmera, a ativação do pico de foco ajudará a garantir um foco mais fácil, enquanto o zoom na cena também pode garantir que o foco esteja no ponto – o que é especialmente importante se o senhor quiser focar manualmente em aberturas muito amplas, como f/1.8.

A focagem, se o senhor optar pela focagem automática, é muito rápida graças aos motores de passo STM duplos e muito silenciosa, o que a torna ideal para uso em uma ampla gama de situações em que a focagem silenciosa é vantajosa – por exemplo, ao gravar vídeos ou em locais silenciosos, como igrejas.

Um para-sol de lente muito grande é fornecido na caixa (HB-108), que o senhor pode fixar na parte frontal da lente. Para fazer isso, o senhor precisa alinhar o ponto branco no para-sol da lente com o ponto branco na frente da lente.

Em seguida, basta girá-lo para travá-lo no lugar e fazer o inverso quando quiser retirá-lo. O senhor também pode virar o protetor de lente para trás para facilitar o armazenamento e o transporte.

Alcance focal

A lente Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena tem uma única distância focal. Se a lente for usada em uma câmera full-frame com o formato DX ativado, ou com uma câmera DX, a distância focal equivalente é de 202,5 mm. O ângulo de visão ao fotografar no formato FX é de 18°10′, e no formato DX, 12°.

Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena

Aberrações cromáticas

A lente Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena foi projetada de acordo com os mais altos padrões ópticos e, como tal, não esperamos encontrar muitas evidências de aberração cromática. Normalmente caracterizada como uma franja azul ou roxa ao longo das bordas de alto contraste, ela costuma ser um problema com lentes mais baratas.

Tivemos dificuldade em encontrar qualquer incidência de aberração cromática com essa lente, mesmo quando examinamos as imagens de perto a 100%.

Vinheta

Na abertura mais ampla de f/1.8, há um leve sombreamento nos cantos ao fotografar uma parede branca. Isso não é algo muito perceptível com assuntos mais comuns, e o efeito diminui em f/2,8, antes de praticamente desaparecer completamente em f/4.

Nikon Z 135 mm f/1.8 S Plena

Distorção

A distorção de pin-cushion é bem controlada nos arquivos JPEG e RAW.

Nikon Z 135 mm f/1.8 S Plena

Estrelas-do-sol e reflexos

A Nikon Z 135 mm f/1.8 S Plena é capaz de criar belas estrelas do sol quando reduzida para f/16, como mostrado abaixo, e o reflexo é razoavelmente bem controlado, mesmo ao fotografar diretamente contra o sol.

Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena

Macro

A lente Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena não é uma lente designada para close-up ou macro, mas, graças à sua distância focal, ainda é uma boa opção a ser considerada ao fotografar temas clássicos do tipo macro, como flores. A distância mínima de foco é de 0,82 m / 2,69 pés e a ampliação máxima é de 0,2x.

Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena
Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena
Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena
Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena
Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena

Bokeh

Bokeh é a palavra usada para descrever a área fora de foco em uma imagem. Geralmente é descrito em termos qualitativos, como cremoso, suave ou agradável.

Com uma abertura máxima ampla, 11 lâminas de diafragma arredondadas e uma distância focal de telefoto curta, esperávamos que o bokeh da lente Nikon Z 135 mm f/1.8 S Plena fosse nada menos do que estelar, e ele certamente não decepciona.

O bokeh aqui é muito arredondado e atraente, além de produzir um efeito de queda natural do objeto principal. Como a opinião sobre o bokeh pode ser bastante subjetiva, incluímos alguns exemplos abaixo para ajudar o senhor a decidir.

Nikon Z 135 mm f/1.8 S Plena
Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena
Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena
Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena
Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena
Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena

Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena

Nitidez

Para mostrar ao senhor a nitidez da lente Nikon Z 135mm f/1.8 S Plena, fornecemos cortes de 100% na página seguinte.