Introdução

A Leica SL3 (Tipo 5404) é uma câmera sem espelho com lentes intercambiáveis full-frame de 35 mm projetada para atrair fotógrafos e videógrafos.

Ela possui um sensor CMOS de 60,3 megapixels sem filtro passa-baixa óptico, o processador de imagem Maestro IV de última geração, gravação de vídeo C8K/30p, C4K/60p e 1080/120p, um novo sistema AF híbrido de detecção de fase, objeto e contraste com reconhecimento inteligente de assunto, incluindo animais, e disparo contínuo de até 15 fps.

Esse novo modelo para 2024 também oferece uma faixa de sensibilidade expandida de ISO 50-100.000, maior vida útil da bateria, um visor eletrônico OLED de 5,76 m de ponto com taxa de atualização de 120 fps e ampliação de 0,76x, uma tela LCD touchscreen inclinável de 3,2″ e 2,33 m de ponto e um visor LCD superior de 1,28″.

Além disso, ela oferece uma construção em liga de magnésio com classificação IP54 contra intempéries, estabilização de imagem no corpo com até 5 pontos de compensação, conectividade wi-fi, Bluetooth e GPS e dois slots de cartão de memória UHS-II SD e CFexpress tipo B.

O preço de varejo recomendado da Leica SL3 é de £5.920 no Reino Unido e ela está disponível na cor preta. Ela foi projetada e fabricada na Alemanha.

Facilidade de uso




Leica SL3

A Leica SL3 usa exatamente o mesmo sensor CMOS BSI (BackSide-Illuminated) full-frame de 60 megapixels que foi inicialmente desenvolvido para a principal câmera rangefinder M11, que oferece um aumento de 21% na resolução oferecida pelo modelo SL2 de 47,3 megapixels de 2019.

Em conjunto com o processador de imagem Maestro IV de última geração, isso permite que a Sl3 produza arquivos RAW de 14 bits com uma faixa dinâmica de até 15 pontos, ofereça uma ampla faixa ISO de 50-100.000 e capture imagens de 60 megapixels a 5 fps com AF/AE contínuo.

Ela também possui um filtro especial de corte IR + UV na frente do sensor que corrige até mesmo os raios mais oblíquos da luz incidente e uma nova matriz de filtros de cores que oferece uma reprodução de cores mais natural do que as câmeras anteriores do sistema SL.

Embora os 60 megapixels sejam, sem dúvida, um grande atrativo para os possíveis proprietários dessa câmera, a Leica também forneceu dois modos menores de 36 e 18 megapixels que ajudam a evitar alguns dos desafios de processamento e armazenamento do modo de 60 megapixels, além de aumentar os tempos de buffer de disparo contínuo.




Leica SL3

Portanto, a SL3 pode ser configurada para gravar imagens DNG Raw de 60, 36 ou 18 megapixels com cores de 14 bits e faixa dinâmica de 15 paradas usando toda a área do sensor, algo que a Leica chamou de “Tecnologia de resolução tripla”.

A focagem automática nessa nova câmera da série SL deu um grande salto, pois agora ela incorpora um sistema AF híbrido que inclui detecção de fase e pixels de detecção de contraste, proporcionando maior velocidade e precisão ao focar e rastrear objetos.

É interessante notar que ela também emprega a profundidade baseada em objeto do sistema de desfocagem da Panasonic para criar um mapa de profundidade da cena e aprimorar ainda mais o AF.

Os modos de AF incluem Spot / Field / Multi-Field / Zone / Tracking / Eye-, Face-Body-Detection / Eye-, Face-, Body-, Animal-Detection – ainda não sabemos por que a detecção de animais não é separada?




Leica SL3

Em outra novidade da série SL, a SL3 se beneficia muito com a adição do reconhecimento inteligente de tema. É um sistema bastante simples para os padrões modernos, que reconhece apenas os olhos, os rostos e os corpos de pessoas e animais, mas pelo menos é um bom começo que funciona bem na prática.

As câmeras Leica nunca foram particularmente famosas por suas taxas de disparo contínuo e a SL3 certamente não é exceção a essa regra.

Embora, no papel, ela ofereça rajadas de até 15 fps, a realidade é que o foco e a exposição são travados no primeiro quadro até que o usuário desça para uma taxa de 5 fps mais modesta, o que é bastante decepcionante quando algumas câmeras mirrorless de preço semelhante conseguem fotografar em velocidade semelhante com AF/AE.

No entanto, o buffer é de 90 fotos a 5 fps para DNG RAW, portanto, o senhor pode pelo menos fotografar por um longo tempo antes que essa taxa diminua.




Leica SL3

A SL3 tem um obturador mecânico que oferece velocidades entre 60 min e 1/8000 s e um obturador eletrônico que vai de 60 s a 1/16000 s, com uma opção híbrida também disponível que alterna automaticamente entre eles. A sincronização do flash está disponível em até 1/200s.

É importante observar que essa câmera não possui o modo multishot especial encontrado nos modelos SL2 e SL2-S anteriores, o que foi, sem dúvida, um ótimo recurso para fotógrafos de paisagens e de natureza morta ávidos por detalhes.

A Leica nos disse que o novo sensor dificulta o suporte a esse recurso e que ele só será implementado se o feedback dos clientes exigir isso por meio de uma possível atualização futura do firmware – portanto, comece a fazer uma petição agora!

Essa não é apenas uma câmera para fotos, pois a Leica incluiu a gravação de vídeo 8K pela segunda vez em qualquer um de seus modelos, seguindo o exemplo da câmera Q3 do ano passado.




Leica SL3

A gravação DCI 8K é suportada em até 30p com cores 4:2:0 de 10 bits ao gravar internamente ou em 8 bits ao gravar externamente por meio da porta HDMI 2.1 Tipo A de tamanho normal.

Se o senhor precisar apenas de gravação em 4K, ela é fornecida em até 60p com cores 4:2:2 de 10 bits interna ou externamente, enquanto a Full HD é executada em até 120p para reprodução em câmera lenta.

Outros recursos importantes de vídeo incluem gravação ProRes a 1080/60p, perfil L-Log da Leica, compatibilidade LUT, um soquete de microfone estéreo de 3,5 mm e uma interface de código de tempo dedicada.

A transferência de dados sem fio de 40 MB/s é até 10 vezes mais rápida do que a SL2 anterior, o que não parece particularmente surpreendente até que o senhor perceba que um arquivo DNG de 60 megapixels com resolução total pode ser transferido para o aplicativo Leica FOTOS em apenas 2 segundos!




Leica SL3

Se o senhor preferir uma conexão com fio, há um novo cabo Leica disponível que é 3x mais rápido do que a versão anterior, o que significa que leva menos de 1 segundo para transferir um arquivo DNG de 60mp.

É louvável que agora o senhor também possa usar qualquer cabo USB-C com dispositivos Android e iOS mais recentes – não é necessário usar o cabo da Leica – mas certifique-se de usar uma versão USB 3.

A nova porta USB-C pode ser usada para carregar a câmera por meio de um powerbank, o que é útil para aumentar a vida útil da bateria quando o senhor estiver fora de casa. Falando nisso, a SL3 usa uma nova bateria, a BP-SCL6 de 2200mAh, que tem uma vida útil classificada pela CIPA de 260 fotos por carga.

A SL3 também ainda é compatível com a bateria BP-SCL4 usada na SL2, embora a câmera não suporte taxas de disparo contínuo maiores que 2 fps e a gravação de vídeo seja limitada a full HD.




Leica SL3

O excelente visor eletrônico é exatamente igual ao encontrado na SL2 anterior, com 5,76 megapixels de resolução, ampliação de 0,76x e uma taxa de atualização de 60 fps, que conserva a bateria, ou de 120 fps, para uma renderização de movimento mais realista.

Outro recurso importante que estreou pela primeira vez na Q3, mas que nunca vimos antes em uma câmera Leica da série SL, é a nova tela LCD sensível ao toque de 3 polegadas inclinável.

Agora, ela pode ser movida para cima e para baixo para se adequar ao trabalho em diversas posições de fotografia, em vez de ser fixada no lugar, como nos modelos SL anteriores, o que facilita muito a fotografia na altura da cintura e acima da cabeça.

A resolução também foi ligeiramente aumentada de 2,1 milhões de pontos na SL2 para 2,33 milhões de pontos na SL3.

No entanto, a nova tela prejudica a estética refinada da SL3, pois ela se projeta para fora da parte traseira da câmera, interrompendo as linhas suaves. Ainda assim, essa é, antes de tudo, uma ferramenta fotográfica, e não um ornamento caro, portanto, talvez possamos ignorar esse pequeno erro da Leica.




Leica SL3

Isso também exigiu uma reestruturação dos controles na parte traseira da câmera. Em vez da linha vertical de três botões à esquerda da tela LCD, como na SL2, os botões Play, Function e Menu foram movidos para a direita da tela.

Um novo Leica Look faz sua estreia na SL3 – Leica Eternal (ETN) – que se junta aos outros 5 Looks existentes e oferece mais contraste e saturação. Os senhores podem ver exemplos de todos eles na seção Qualidade da imagem.

A Leica SL3 é outra câmera incrivelmente sólida, de corpo preto, feita à mão em Wetzlar, Alemanha. No entanto, essa nova versão é um pouco mais leve e compacta do que suas antecessoras, pesando 769 g sem bateria, contra 838 g da SL2, e medindo 5,2 mm mais estreita e 3,0 mm mais curta do que a SL2.

Ela é equipada com a montagem em L da Leica, que permite a utilização de cerca de 150 lentes diferentes, se o senhor investir em adaptadores específicos. A Leica tem 15 lentes de montagem em L que variam de 14 mm a 560 mm, com 84 lentes nativas disponíveis na aliança de montagem em L de empresas como Sigma e Panasonic.




Leica SL3

É preciso dizer logo de início que o SL3 não é a opção mais portátil que existe. Isso se deve, em parte, ao fato de ele ter sido fabricado a partir de duas peças sólidas de alumínio com uma parte central de liga de magnésio intercalada entre elas – por isso, ficamos muito gratos pela alça acolchoada fornecida na caixa.

Embora a qualidade de construção sólida como uma rocha seja muito tranquilizadora, ela não é a câmera de viagem ideal para ser carregada por um dia inteiro em um passeio pela cidade, especialmente com uma bolsa cheia de lentes de montagem em L.

Fomos informados de que a SL3 é resistente à poeira e à água a ponto de ter classificação IP54, portanto, aparentemente, pode resistir a respingos de água de todas as direções, mas não chega a ser totalmente à prova d’água.

A SL3 tem garantia de temperatura de -10 a +40, mas a Leica nos disse que ela também pode funcionar em temperaturas muito mais frias/quentes (-40 a +70).




Leica SL3

Embora tenhamos questionado o peso da câmera, a robustez da qualidade de construção é tão sólida que, se os componentes eletrônicos internos resistirem, a SL3 certamente poderá durar anos de uso, o que certamente queremos que aconteça por esse preço.

A alça de mão é grande o suficiente para envolver quatro dedos, enquanto o polegar esbarra automaticamente no seletor de controle – ou, como a Leica se refere a ele, “roda de clique” – que aparece na parte de trás.

Se o senhor estiver procurando por um seletor de modo de disparo, talvez fique um pouco confuso, pois a SL3 não tem um. Em vez disso, o senhor precisa pressionar a roda de clique e, em seguida, percorrer as opções usuais do PASM para alterar o modo de disparo.

O fato de a SL3 apresentar uma grande janela de exibição de status na placa superior do tamanho de um selo postal é uma verdadeira vantagem na operação. É realmente útil para não se distrair tendo que voltar para a tela maior na parte traseira da câmera e, assim, tirar os olhos do objeto por mais tempo.




Leica SL3

À esquerda da placa superior, há um segundo botão de controle não marcado que, por padrão, define a velocidade ISO, facilitando ainda mais o controle das principais configurações de exposição.

Uma das outras grandes mudanças nesse modelo em comparação com seu antecessor é a adoção de um controle liga/desliga com botão de pressão no lugar do interruptor mais convencional da SL2.

Agora, além de pressionar um botão para ligar a câmera em vez de mover um interruptor, ele também funciona em duas partes quando a câmera está ligada, em que um toque longo a desliga e um toque curto ativa o modo de espera, acelerando o acesso à câmera sem afetar negativamente a vida útil da bateria.

Há também um anel de status ao redor do botão liga/desliga, que é iluminado em azul para indicar que a câmera está ligada e pisca em verde quando a bateria está sendo recarregada. De forma bastante inteligente, quando o usuário segura a câmera na altura dos olhos, o anel iluminado é automaticamente desligado para não distraí-lo de forma alguma.




Leica SL3

A SL3 é uma câmera muito personalizável, com nada menos que 8 botões de software, 6 botões de hardware e 3 mostradores que podem ser configurados para se adequar à sua maneira particular de trabalhar, sem mencionar os 6 perfis de usuário para fotos e mais 6 para vídeo que estão disponíveis.

De forma inteligente, um código de cor vermelha para foto e amarela para vídeo é usado em toda a interface para delinear claramente cada modo de captura.

A Leica faz a afirmação ousada de que é possível configurar a câmera e nunca precisar usar o menu principal, algo que descobrimos ser verdade depois de configurar a câmera inicialmente e resolver quaisquer problemas operacionais.

A Leica passou os últimos dois anos trabalhando em uma nova interface de usuário digital que faz sua estreia na SL3. Com foco nos elementos essenciais, agora há 5 itens de menu em vez de 6 e 8 blocos de tela de status/centro de controle em vez de 12, com um aumento de 15% no ajuste de tamanho, tudo em resposta ao feedback dos clientes.

A interface digital também passou por um redesenho completo dos ícones, com uma nova família de “Leicons” mais claros, com a intenção de ser mais clara e coesa do que o conjunto de ícones anterior. A Leica afirma que cada ícone e cada layout foram refinados para aprimorar a experiência geral do usuário.




Leica SL3

Outras melhorias de usabilidade incluem uma opção de exclusão múltipla, a capacidade de personalizar ícones na tela durante a exibição ao vivo, novas funções de acesso rápido durante a exibição ao vivo para que o usuário não precise entrar no menu, controle de toque otimizado com gestos e uma interface de usuário que se inclina automaticamente de paisagem para retrato quando o usuário muda a orientação da câmera.

A Leica também sinalizou que a nova interface de usuário será implementada em futuras câmeras e outras divisões da Leica, embora as câmeras lançadas anteriormente provavelmente não se beneficiarão dela, pois isso exigiria uma nova versão de firmware.

Os novos acessórios incluem uma alça de mão com alça de pulso de couro (Multifunctional Handgrip HG-SCL7), uma alça de transporte de couro Elk que é mais fácil de usar do que a Peak Design, um carregador de bateria duplo equipado com USB-C e um acoplador DC que pode ser inserido no slot de bateria da câmera para garantir uma fonte de alimentação contínua via USB-C.

Qualidade da imagem

Todas as imagens de amostra desta análise foram tiradas usando a configuração JPEG de 60 megapixels, o que resulta em um tamanho médio de imagem de cerca de 31 Mb.

A câmera SL3 produz imagens JPEG sem ruído de ISO 50 até ISO 3200, com ruído significativo aparecendo pela primeira vez em ISO 6400. As configurações mais rápidas de 12.500 e 25.000 exibem bastante ruído, mas ainda assim são adequadas para impressões menores e imagens da Web. O senhor deve evitar usar as configurações ISO 50.000 e 100.000 mais rápidas, se possível.

A variedade de estilos de filme e Leica Looks é um pouco limitada em número, mas permite que o senhor aplique efeitos na câmera para arquivos JPEGs e Raw (somente Leica Looks).

Essa câmera provou ser muito capaz em condições de pouca luz, com a velocidade máxima do obturador de 30 segundos e o modo Bulb permitindo capturar luz suficiente em todas as situações.

Ruído

Há 12 configurações ISO disponíveis na Leica SL3, variando de ISO 50-100.000. Aqui estão alguns cortes de 100% que mostram os níveis de ruído para cada configuração ISO, com JPEG à esquerda e RAW à direita.

JPEG RAW

ISO 50

ISO 50

iso100.jpg iso100raw.jpg

ISO 100

ISO 100

iso100.jpg iso100raw.jpg

ISO 200

ISO 200

iso200.jpg iso200raw.jpg

ISO 400

ISO 400

iso400.jpg iso400raw.jpg

ISO 800

ISO 800

iso800.jpg iso800raw.jpg

ISO 1600

ISO 1600

iso1600.jpg iso1600raw.jpg

ISO 3200

ISO 3200

iso3200.jpg iso3200raw.jpg

ISO 6400

ISO 6400

iso6400.jpg iso6400raw.jpg

ISO 12500

ISO 12500

iso12500.jpg iso12500raw.jpg

ISO 25000

ISO 25000

iso25000.jpg iso25000raw.jpg

ISO 50000

ISO 50000

iso50000.jpg iso50000raw.jpg

ISO 100000

ISO 100000

iso50000.jpg iso50000raw.jpg

Estilos de filme

A Leica SL3 oferece cinco estilos de filme diferentes que são aplicados somente a JPEGs.

night.jpg

Padrão

night.jpg

Vivid

night.jpg

Natural

night.jpg

Monocromático

night.jpg

Monocromático Alto Contraste

Leica Looks

A Leica SL3 oferece seis Leica Looks opcionais diferentes que são aplicados aos arquivos JPEG e Raw. Observe que é necessário transferi-los para a câmera por meio do aplicativo Leica Fotos para poder usá-los.

night.jpg

Eterno

night.jpg

Contemporâneo

night.jpg

Clássico

night.jpg

Azul

night.jpg

Selênio

night.jpg

Sépia

Imagens de amostra

Esta é uma seleção de imagens de amostra da câmera Leica SL3, todas tiradas usando a configuração JPEG de 60 megapixels. As miniaturas abaixo têm links para as versões em tamanho real, que não foram alteradas de forma alguma.

Exemplo de imagens RAW

A Leica SL3 permite que os usuários capturem arquivos nos formatos RAW e JPEG. Fornecemos algumas amostras Leica RAW (DNG) para o senhor baixar (as imagens em miniatura mostradas abaixo não são 100% representativas).

Amostra de filmes e vídeos

Este é um exemplo de filme 8K com a configuração de qualidade de 8192×4320 pixels a 30 quadros por segundo. Observe que esse filme de 10 segundos tem 380 Mb de tamanho.

Este é um exemplo de filme de 8K com a configuração de qualidade de 8192×4320 pixels a 30 quadros por segundo. Observe que esse filme de 16 segundos tem 610 Mb de tamanho.

Esta é uma amostra de um filme 4K com a configuração de qualidade de 3840×2160 pixels a 60 quadros por segundo. Observe que esse filme de 16 segundos tem 804 Mb de tamanho.

Este é um exemplo de filme 4K com a configuração de qualidade de 3840×2160 pixels a 60 quadros por segundo. Observe que esse filme de 21 segundos tem 1,06 Gb de tamanho.

Este é um exemplo de filme 4K com a configuração de qualidade de 3840×2160 pixels a 60 quadros por segundo. Observe que esse filme de 12 segundos tem 602 Mb de tamanho.

Imagens do produto

Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3
Leica SL3

Conclusão

A nova SL3 herda todas as melhorias significativas que a Leica fez recentemente no modelo Q3 – sensor de 60 megapixels, processador de imagem Maestro IV, vídeo 8K e sistema de foco automático híbrido – e, além disso, se beneficia de uma grande atualização da interface do usuário, tornando-a mais poderosa e ainda mais fácil de usar do que sua antecessora.

A resolução de 60 megapixels e o vídeo 8K certamente atrairão a maioria das manchetes, mas a incorporação de uma tela LCD inclinável, a interface de usuário mais refinada e, principalmente, o sistema de foco automático híbrido amplamente aprimorado são, para nós, fatores ainda mais importantes na evolução do sistema SL.

Em termos de negócios, as câmeras M tradicionais ainda representam a maior parte do volume de negócios da Leica, depois os modelos compactos da série Q e, por fim, a SL sem espelho, portanto, será interessante ver se a nova SL3 pode aumentar a participação do sistema SL entre os clientes da Leica e a posição mais ampla da Leica no mercado sem espelho full-frame.

Ela certamente merece causar um impacto em ambos, sendo poderosa e competente o suficiente para competir com seus principais rivais, mas ainda assim refrescante e fácil de entender em uma era de produtos cada vez mais complexos.

Talvez seja desnecessário dizer que a Leica mais uma vez dedicou uma atenção francamente assustadora aos detalhes na SL3, que apresenta a qualidade de construção impecável de sempre e uma origem feita à mão na Alemanha que justifica de certa forma seu preço. É louvável que a Leica também tenha optado por não aumentar o preço de lançamento da SL3 em relação à SL2.

A Leica SL3 é uma câmera de lentes intercambiáveis full-frame de 35 mm que oferece resultados de alta qualidade com o mínimo de barulho – ela é inegavelmente muito “Leica”, mas da melhor maneira possível…

4,5 estrelas

Avaliações (de 5)
Design 4
Recursos 4.5
Facilidade de uso 4.5
Qualidade da imagem 4
Custo-benefício 4.5

Principais rivais

Abaixo estão listados alguns dos rivais do Leica SL3.

A EOS R5 tem sido a câmera full-frame mais badalada do momento desde que a Canon a anunciou no início de 2020, graças aos seus recursos gêmeos de um sensor de 45 megapixels e gravação de vídeo 8K. Já a vimos algumas vezes desde então, mas agora podemos finalmente trazer ao senhor nossa análise final da Canon R5, completa com fotos e vídeos de amostra em tamanho real!

A Fujifilm GFX 100 II é um monstro de formato médio com 100 megapixels, vídeo 8K, IBIS de 8 stops, disparo contínuo de 8 fps e leve o suficiente para ser usada o dia todo, em ambientes internos e externos. Descubra o quanto ela é boa lendo nossa análise detalhada da Fujifilm GFX 100 II, completa com uma galeria de imagens e vídeos JPEG / Raw de amostra em tamanho real…

A nova Fuji GFX 50S II é a câmera de médio formato mais acessível já lançada – ela é tão barata que compete com câmeras full-frame de 35 mm de ponta, como a Sony Alpha 7R IV, a Canon EOS R5 e a Nikon Z7 II. Mas certamente há um porém: será que ela é acessível demais para o seu próprio bem? Descubra agora, lendo nossa análise detalhada da Fujifilm GFX 50S II, completa com fotos e vídeos de amostra em tamanho real…

A Leica SL2 é uma nova câmera sem espelho para profissionais, oferecendo um sensor full-frame de 47 megapixels, gravação de vídeo 4K/60p, disparo contínuo de 20 fps, um EVF líder da categoria, foco automático rápido e uma tela sensível ao toque de 3,2 polegadas. Leia nossa análise detalhada da Leica SL2 agora para descobrir do que essa câmera de £5.300 / $5.995 é capaz…

A Leica SL2-S é uma câmera sem espelho full-frame de construção impecável, que oferece um sensor BSI de 24,6 megapixels, gravação de vídeo DCI 4K/60p, disparo contínuo de 25 fps, um EVF líder da categoria, IBIS de 5,5 pontos, ISO 100.000 e dois slots para cartão de memória SD UHS-II. Leia nossa análise detalhada da Leica SL2S para descobrir do que essa câmera de £3.975 / $4.895 é capaz…

Como sucessora espiritual da popular DSLR D850, a nova câmera sem espelho full-frame Z8 pode vir a ser um dos produtos mais importantes que a Nikon já lançou. Leia nossa análise detalhada da Nikon Z8, completa com fotos e vídeos de amostra em tamanho real, para saber mais sobre essa maravilha sem espelho…

A Nikon Z9 é uma câmera sem espelho full-frame de nível profissional para fotógrafos e cinegrafistas que apresenta um sensor BSI empilhado de 45 megapixels, gravação de vídeo 8K/30p e 4K/120p, disparo contínuo de 30 fps e um design de duas alças. Leia nossa análise detalhada da Nikon Z9 completa com fotos e vídeos de amostra em tamanho real para descobrir do que essa câmera principal é capaz…

A Panasonic obteve muito sucesso com sua linha de câmeras Micro Four Thirds e agora voltou sua atenção para o mercado full-frame com o lançamento da nova e empolgante Lumix S1R. Essa é uma câmera sem espelho full-frame de 47 megapixels com modo de alta resolução de 187 megapixels, visor eletrônico líder da categoria, IBIS de 6 pontos e um corpo robusto à prova de intempéries. Leia nossa análise detalhada da Panasonic S1R agora para saber mais sobre essa impressionante câmera…

A câmera full-frame Sony A7R V é uma potência híbrida que, em alguns aspectos, supera até mesmo o modelo principal Alpha 1. Essa empolgante câmera pode realmente atender às necessidades de todos os tipos de fotógrafos? Leia nossa análise detalhada da Sony A7R V para descobrir…

Seus comentários